Acerca de mim

A minha foto
Oeiras, Portugal
Aluno e Professor. Sempre aluno.

sábado, 4 de junho de 2011

Amor Platónico

Quando me falaste do sentimento em Petrarca,
e da imagem ideal da mulher na sua poesia, lembrei-me
dos seus esforços para contrariar o vivo desejo,
mantendo o amor no que ele considerava o plano
abstracto de uma visão angélica. Mas não sei se foi
a mulher que ele amava que o
fez tomar consciência da sua prisão
terrestre, como se fosse no céu que os corpos se
encontrassem, ou as almas mantivessem o impulso
que os olhos exprimem, quando o brilho do reencontro
os ilumina; ou se acaso a filosofia e a consciência
de uma condição mortal do ser lhe trouxeram
a dúvida que arrefece o fogo do coaração,
fazendo-o tremer de frio ao calor da chama
mais doce. Uma ou outra coisa, o que sei
é que todas as metáforas se desvanecem perante
o que vi nos teus olhos, quando me falaste
do sentimento em Petrarca.

Nuno Júdice, Geometria Variável

3 comentários:

Anónimo disse...

Foi a primeira vez que viajei até este blog.O nome foi o que me despertou a atenção... fiquei siderada com o poema de Nuno Júdice. Este poema revela alguém que tomou consciência de sentimentos que tinha em si, e para os quais estava adormecido, num profundo sono dogmático, como diria Kant. Alguém que redescobriu, que desenterrou da parte mais profunda da sua alma a verdadeira essência que nos torna humanos... a nossa capacidade de amar...alguém que viajou até ás profundezas do seu ser e descobriu que agora sim...inevitavelmente se sentia vivo, mas que amar nos obriga a tomar decisões e enfrentar a realidade, por vezes nefasta e dura. Alguém que nos olhos de outrem se vê a si próprio.

Anónimo disse...

Imediatamente relacionei com um poema lido há muito tempo de Phlip Larkin, mas do qual só guardei dois versos:
" Our almost - instinct almost true:
What wil surviv of us is love."

Carlos D. Jesus disse...

O poema tem por título "An Arundel Tomb". A última estrofe é a seguinte:
"Time has transfigures them into
Untruth. The stone fidelity
They hardly meant has come to be
Their final blazon, and to prove
Our almost-instinct almost true:
What will survive of us is love."
Obrigado