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quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Intervalo

«O conceito de prazo não circunscreve apenas o espaço que a ilusão e a esperança partilham entre si, mas recorda, ao mesmo tempo, a figura fundamental do pensamento histórico ocidental. Pois só é possível compreender o que significa a história, no eminente sentido ocidental da palavra, através do seu carácter de prazo e de intervalo.Só pode haver um tempo intermédio quando um acontecer no tempo tende para um fim último ou para um termo final, a partir do qual pode ser abrangido com a vista com um prazo. São precisamente estas as características basilares do pensamento judaico tardio e cristão, que é elemento constitutivo do fenómeno Europa. Poucos historiadores se dão conta com a necessária clareza de que não só os primórdios da história ocidental, mas também os tempos modernos, incluindo o presente mais recente, foram modelados pela tradição e evolução de motivos messiânicos e escatológicos. Mas no que diz respeito a programa, aberto desde Marx e Dilthey, de uma crítica da razão histórica, não deveria haver dúvida nenhuma  de que a messianologia (tal como esta saiu da tradição judia e tal como fez história na sua variante cristã) tem de constituir a sua parte essencial.»

Peter Sloterdijk, A Mobilização Infinita, para uma crítica da cinética política

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