Acerca de mim

A minha foto
Oeiras, Portugal
Aluno e Professor. Sempre aluno.

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

A Confiança em Si

«Em toda a parte, a sociedade conspira contra a virilidade de cada um dos seus membros. É uma empresa de capital social cujos membros se põem de acordo para retirar liberdade e cultura àquele que come, a fim de melhor garantirem o pão quotidiano de cada um dos seus accionistas. A virtude mais estimada é o conformismo. A sociedade só sente aversão pela autoconfiança. Não gosta de realidades nem de criadores, mas de nomes e costumes..
Quem desejar ser um homem terá de ser um inconformista. Quem desejar colher louros imortais não deve ser impedido em nome da bondade, mas deverá indagar se isso é verdadeiramente bondade. Nada, em definitivo, é sagrado, a não ser a integridade da nossa própria mente. Absolveis-vos a vós próprios e recebereis so sufrágios do mundo. Lembro-me de uma resposta que a minha juventude me incitou a dar a um estimável conselheiro que tinha o hábito de me importunar com as boas velhas doutrinas da Igreja. Quando lhe disse: «Que quer que faça da sacralidade das tradições, se vivo plenamente no interior de mim mesmo?», o meu amigo sugeriu-me: «E se esses impulsos vierem de um plano inferior e não superior?» Então respondi-lhe: «Não me parece, mas se eu for filho do Demónio, pois bem, viverei de acordo com ele.» Para mim, nenhuma lei pode ser sagrada, a não ser a lei da minha própria natureza.»

Ralph Waldo Emerson, A Confiança em Si, a Natureza e Outros Ensaios

Sem comentários: