Acerca de mim

A minha foto
Oeiras, Portugal
Aluno e Professor. Sempre aluno.

sábado, 26 de maio de 2012

«À primeira vista, a Consciência-de-si é Ser-para-si-simples-ou-indiviso; ela é idêntica-a-si-própria pelo acto-de-excluir de si tudo o que é diferente [dela]. A sua realidade-essencial e o seu objecto-coisista são para ela: Eu [Eu isolado de tudo e oposto a tudo o que não é Eu]. E, nesta imediatidade, isto é, neste ser-dado [isto é, não produzido por um processo activo criador] do seu Ser-para-si, a Consciência-de-si é uma entidade-particular-e-isolada. Aquilo que, para ela, é diferente dela existe para ela como um objecto-coisista privado-de-realidade-essencial, marcado pelo carácter da entidade-negativa.»

Alexandre Kojève, Breve Introdução à Leitura de Hegel, Dialéctica do Senhor e do Escravo

Sem comentários: