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domingo, 4 de novembro de 2012

Olhos

«Os olhos, além disso, dirigem-se para o exterior; são concebidos para olhar e, por consequência, para pôr o homem em comunicação com um mundo multiforme; para evocar nele sentimentos em relação com o que vê e o que se passa diante de si e à sua volta. Mas a verdadeira obra escultural está abstraída dessas relações com os objectos exteriores e encontra-se mergulhada no substancial do seu conteúdo espiritual, em toda a independência, sem dispersão nem complicações resultantes das relações com a realidade exterior. Enfim, o olhar adquire a sua plena significação das expressões do resto da figura, gestos e palavras, embora, como dissemos, ocupe relativamente às outras partes, um lugar à parte, enquanto ponto formal da subjectividade que sintetiza toda a variedade da figura e dos seus acessórios. Ora, tal não é o caso da figura plástica, e é assim que a expressão particular do olhar, não acompanhada de expressões correspondentes do resto da figura ou da sua totalidade, seria inteiramente incompatível com a natureza da obra escultural. Por todas estas razões, a ausência do olhar, longe de ser para a escultura uma causa de inferioridade, uma espécie de privação, é-lhe por assim dizer imposta pelas suas condições intrínsecas, e foi um grande mérito dos antigos ter reconhecido cedo os limites da escultura e permanecerem constantemente fiéis a esta abstracção. Deram assim prova de uma grande inteligência, na plenitude da sua razão e a totalidade da sua intuição. Existem muitas estátuas antigas em que o olhar está concentrado sobre um determinado ponto, como por exemplo naquela, de que já falámos, do fauno contemplando o jovem Baco; o sorriso é cheio de expressão viva, mas, ainda aqui, os olhos não parecem ver, e as estátuas dos deuses propriamente ditas, na simplicidade das suas situações, não apresentam qualquer particularidade indicando uma orientação definitiva no ver o no olhar.»

G   .W.F., Hegel, Estética

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