Io credo nelle persone, però non credo nella maggioranza delle persone. Anche in una società più decente di questa, mi sa che mi troverò a mio agio e d'accordo sempre con una minoranza. (Nanni Moreti)
Acerca de mim
segunda-feira, 28 de julho de 2025
XXX
domingo, 13 de julho de 2025
Imaginação
«Quando, ao saborear a madalena, o narrador de Proust tem a visão de Combray, a imagem assim formada reverbera intensamente. Não é. afinal, a visão de Combray do passado real nem a visão de Combray do presente actual que se apresentam, mas uma transfiguração das duas, a imagem transformada da figura passada de Combray intensificada pela evocação. Proust escreve:
Quando nada subsiste de um passado antigo, após a morte dos seres, após a destruição das coisas, apenas o cheiro e o sabor, mais frágeis mas mais vivazes, mais imateriais, mais persistentes, mais fiéis, permanecem ainda por muito tempo, como almas [...].
Que imagem é essa que parece viva e, de certo modo, eterna? É o fantasma de Combray: um ente animado, intenso, fulgurante, mas sem correspondente real. Todas as nossas recordações são como aquela que a madalena suscita, fantasmas imateriais mais ou menos intensivos, como se quisessem voltar à vida e nisso empregassem toda a sua energia. Toda a imagem é espectral. É da espectralidade da imagem que nasce a sua vocação interna para simular a percepção viva.»
José Gil, Morte e Democracia